Autores indĂgenas lançam âThĂ©o, o passarinho, e o voo de Aturybâ, obra infantil que celebra aprendizado, ancestralidade e memĂłrias em eventos no DF
Em dezembro o DF serĂĄ palco para um lançamento muito especial. Ă o livro âThĂ©o, o passarinho, e o voo de Aturybâ, de Kamuu Dan Wapichana e Wyn Dan Wapichana. Os autores sĂŁo pai e filho, e lançam seu primeiro livro escrito conjuntamente. âThĂ©o, o passarinho, e o voo de Aturybâ Ă© um texto baseado na histĂłria real, onde o autor mirim, Wyn Dan, passa pela experiĂȘncia de aprender a lidar com as atitudes inesperadas e sapecas de seu sobrinho, que, no primeiro ano da pandemia, antes de completar seus 2 anos de idade, corria livremente pelo quintal e se deliciava entre uma amora e outra dos pezinhos que seu tio havia plantado. Assim nasce esse conto, onde Aturyb, que significa cedro na lĂngua materna Wapichana, reflete a firmeza ancestral fincada nas memĂłrias e no respeito Ă s orientaçÔes dos mais velhos, para mostrar que aprender Ă© um processo permanente.
O livro terĂĄ seu lançamento no sĂĄbado, 07 de dezembro, Ă s 09h, no Memorial dos Povos IndĂgenas. O evento terĂĄ contação de histĂłrias e interação com o pĂșblico presente, alĂ©m de cantos tradicionais na lĂngua Wapichana.
E no dia 09 de dezembro, segunda-feira, o livro serå lançado em duas escolas do Paranoå:
Escola Classe 05 do ParanoĂĄ, Ă s 13h30; e Escola Classe 03 do ParanoĂĄ, Ă s 15h30.
âThĂ©o, o passarinho, e o voo de Aturybâ conta com ilustraçÔes de Nara Oliveira, tradução para a lĂngua materna Wapichana de Nilzimara Wapichana e Ă© publicado pela AvĂĄ Editora.

OS AUTORES
Wyn Dan (Filho da Chuva)
Wyn Dan Ă© originĂĄrio do Povo Wapichana (RR) pela famĂlia paterna e acompanha o processo de retomada da mĂŁe em reconexĂŁo com o Povo Aymara (Peru). Nasceu em BrasĂlia, Ă© estudante, contador de histĂłrias, dublador, gosta de desenhar e agora floresce como escritor com esta publicação. Iniciou a criar histĂłrias aos 4 anos de idade, onde seus pais fizeram questĂŁo de registrar e guardar essa criatividade para o momento certo. Ă kuraidiaunaa (criança) do cerrado brasiliense, mas tem o lavrado roraimense como suas origens primeiras.
Kamu Dan Wapichana (Filho do Sol)
Kamuu Ă© roraimense, escritor, contador de histĂłrias, educador socioambiental popular e permacultor. TambĂ©m Ă© membro do Sindicatos dos Escritores do DF, da Associação SantuĂĄrio EcolĂłgico Professor Jacy GuimarĂŁes – Associação Reserva Cachoeirinha, e da Associação Cultural Manuru Paunary. Ă graduando em GestĂŁo Ambiental/Unb e servidor da Funai. Premiado pelo Concurso Tamoio para escritores indĂgenas (2015 a 2017).
Este projeto Ă© realizado om recursos da Lei Paulo Gustavo (DF).
SERVIĂO
Lançamento do livro âThĂ©o, o passarinho, e o voo de Aturybâ
Onde: Memorial dos Povos IndĂgenas
Quando: sĂĄbado, 07 de dezembro, ĂĄs 09h
Entrada Franca
Classificação: Livre