Lucas Jansen lança “Como vou explicar isso a uma criança? RepercussĂ”es da publicidade LGBTI+”, com tarde de autĂłgrafos em 6 de julho, na Livraria da Travessa
O publicitĂĄrio pernambucano Lucas Jansen (foto) apresenta sua mais nova obra, o livro âComo vou explicar isso a uma criança? RepercussĂ”es da publicidade LGBTI+â. A publicação investiga os efeitos de anĂșncios que destacam e valorizam pessoas sexo-gĂȘnero diversas. A tarde de autĂłgrafos, com um momento de debate sobre o tema, serĂĄ realizada no dia 6 de julho, Ă s 16h, na Livraria da Travessa, no shopping CasaPark, em BrasĂlia. Participação gratuita.
O evento contarĂĄ com uma mesa-redonda sobre a abordagem LGBTI+ na publicidade, composta pela jornalista e professora da Universidade de BrasĂlia (UnB), Liliane Machado, e pelo deputado distrital FĂĄbio FĂ©lix (PSOL). Em seguida, a sessĂŁo de autĂłgrafos com o autor, que tambĂ©m Ă© doutorando da UnB e sĂłcio da Brava Comunicação, empresa de marketing com abrangĂȘncia nacional.
ApĂłs uma extensa pesquisa para sua dissertação de mestrado, o livro leva como tĂtulo a frase que remete Ă campanha da rede de fast-food Burger King durante o MĂȘs do Orgulho LGBTI+ de 2021, celebrado em junho. âEntendo que a publicidade carrega valores implĂcitos e explĂcitos do contexto em que Ă© criada. Esta obra permite compreender como a sociedade enxerga a temĂĄtica LGBTI+, especialmente em conteĂșdos que dialogam, direta ou indiretamente, com as infĂąncias,â explica o autor.
No prefĂĄcio, escrito pela professora Liliane Machado, surge a indagação: âQuais os motivos para tanto Ăłdio ao outro? Por que a alteridade continua enfrentando resistĂȘncia por parte de polĂticos, religiosos ou daqueles que se autointitulam cidadĂŁos de bem?â. âSĂŁo temas que permeiam diferentes situaçÔes cotidianas das pessoas LGBTI+ e que sĂŁo discutidas no Ăąmbito da linguagem e da comunicação por meio da publicidade e propaganda ao longos dos capĂtulos, sempre muito embasados com dados e com exemplos prĂĄticos que foram observados durante os anos em que o tema esteve presente na mĂdia, nas campanhas e na vida de muitos brasileirosâ, explica a professora.
âComo vou explicar isso a uma criança? RepercussĂ”es da publicidade LGBTI+â jĂĄ estĂĄ disponĂvel para compra nos principais marketplaces e no site da editora Appris: https://editoraappris.com.br/

Sobre o autor:
Lucas Jansen Ă© sĂłcio da agĂȘncia Brava, doutorando e mestre em Comunicação pela Universidade de BrasĂlia (UnB). Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ă professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade da EstĂĄcio BrasĂlia; e membro associado dos grupos de pesquisa CNPq âMadalenas em Ação: estudos feministas e de gĂȘnero em comunicaçãoâ e âConsumo e Cultura Materialâ.
AlĂ©m disso, Ă© advogado, bacharel em Direito pela Faculdade Damas, com curso em Direito Empresarial Europeu pela Universidade de Coimbra. Membro da ComissĂŁo de Diversidade Sexual e de GĂȘnero da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco.