Deslumbre – Histórias de obsessão musical é lançado por Gaía Passarelli (foto) em São Paulo, reunindo memória, jornalismo cultural e crônica musical em narrativa afetiva e geracional

“Esse é um exemplo do encanto de Deslumbre: quanto mais música Gaía descobre, mais ela descobre sobre si mesma. Com habilidade, a escrita maneja um constante zoom in e zoom out entre a pessoa Gaía, suas sensações, seus sentimentos e fases da vida, e a paisagem cultural mais ampla do momento. O livro consegue ser ao mesmo tempo um relato muito pessoal e um panorama da vida alternativa em São Paulo entre o fim e o início do segundo milênio.” – Camilo Rocha

Na quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, a partir das 19 horas, Gaía Passarelli lança seu terceiro título Deslumbre – Histórias de obsessão musical na Livraria Ponta de Lança em São Paulo.

A autora Gaía Passarelli conversa com Camilo Rocha, autor de “Bate-Estaca: Como DJs, drag queens e clubbers salvaram a noite de São Paulo”, e Rodrigo Carneiro, autor de “Crônicas de Paixão, Política e Cultura Pop”. A mediação é da jornalista Camila Yahn, que tem larga experiência na cobertura de noite, música e moda e é uma das personagens do livro de Gaía.

Terreno Estranho e Ponta de Lança convidam:

Lançamento de “Deslumbre: Histórias de Obsessão Musical”, de Gaía Passarelli
Com Camilo Rocha, Rodrigo Carneiro e Camila Yahn (mediação).
📅 15/01 · 20h às 21h30
📍 Livraria Ponta de Lança — R. Aureliano Coutinho, 26, Vl Buarque

Deslumbre
Capa do livro: Deslumbre – Histórias de obsessão musical | Imagem: Ilustrativa

Sobre o lançamento

Em Deslumbre – Histórias de obsessão musical, Gaía Passarelli mergulha na própria formação cultural para contar como a música atravessou — e moldou — sua vida. Com prefácio de Camilo Rocha e ilustrações de Tiago Lacerda, o livro mistura memória, jornalismo e crônica cultural para revisitar quatro momentos decisivos da trajetória musical da autora, que atuou como repórter e apresentadora.

Do mítico Espaço Retrô ao Peel Acres, passando pelo histórico after-hours Hell’s Club e pelos corredores da MTV Brasil, Gaía traça uma verdadeira linha do tempo dos gostos e descobertas da Geração X paulistana: crianças nos anos 1980, jovens nos anos 1990 e adultos nos anos 2000, atravessando as intensas transformações tecnológicas, sociais e comportamentais da virada do século.

Entre cada capítulo, as seções Backstage ampliam o universo do livro com listas pessoais de músicas, discos, filmes e livros que marcaram época — referências que vão de Joy Division, Bauhaus e The Cure a Sonic Youth, Guided by Voices, Underworld, Björk, Aphex Twin, Prodigy, Battles e Crystal Castles.

Mais do que uma viagem afetiva, Deslumbre é uma reflexão sobre o que acontece quando a paixão pela música ultrapassa o simples gosto e se transforma em uma verdadeira maneira de existir no mundo.

SOBRE A AUTORA:

Gaía Passarelli é escritora, repórter e curadora de conteúdo. Desde muito jovem aprendeu que a música podia ser um mapa. Foi VJ da MTV Brasil, repórter de viagens, colaboradora de veículos como Folha de S.Paulo e Marie Claire, além de autora de Mas Você Vai Sozinha? (Globo Livros, 2016) e Tá Todo Mundo Tentando (Editora Nacional, 2024).

Publica newsletters, apresenta podcasts e escreve ensaios sobre cultura e comportamento. Em Deslumbre: histórias sobre obsessão musical, Gaía revisita artistas, sons e cenas que moldaram sua vida – do rock alternativo dos anos 1990 às pistas de dança do início da internet. Nascida e criada em São Paulo, a autora mora em um apartamento antigo na região central da cidade com os gatos Meia-Noite, Jezebel e Café.

Ficha técnica

Título: Deslumbre – Histórias de obsessão musical
Autora: Gaía Passarelli
164 páginas
Editor: Marcelo Viegas
Projeto gráfico: Renata Coelho
Ilustração: Tiago Lacerda
ISBN: 978-85-94260-11-6