Celeste e a princesa Lazúli convida leitores a atravessar portais no Parque do Cocó, enfrentar monstros dos medos e descobrir coragem, amizade, amadurecimento e identidade
A escritora e jornalista Sofia Osório (foto) lança no dia 17 de outubro o livro “Celeste e a princesa Lazúli”, uma fantasia juvenil que promete transportar leitores para uma aventura inesquecível. A obra chega primeiro em formato digital (e-book) e, em seguida, em edição impressa independente, com pré-venda programada.
Sobre a obra
Cada portal mágico é uma passagem em direção a si.
Celeste nunca imaginou que o Parque do Cocó, em Fortaleza, pudesse esconder um portal mágico. Muito menos que, ao atravessá-lo, encontraria Igraine, uma princesa de outro mundo desesperada para salvar o seu reino. Agora, ao lado de um príncipe desconfiado e de um feiticeiro fora da lei, elas precisam enfrentar os Monstros — criaturas sombrias que mudam de forma e revelam os medos mais profundos de cada um. Mas a maior ameaça não está apenas nas sombras: como salvar o mundo quando os piores inimigos vivem dentro de nós?
Diferenciais
O livro se diferencia ao transformar o Parque do Cocó, em Fortaleza, em portal para uma aventura fantástica. Reúne protagonistas diversos que enfrentam criaturas capazes de assumir a forma dos seus medos mais profundos, em uma metáfora sobre coragem e autodescoberta. Com ritmo envolvente e escrita leve, a obra traz representatividade brasileira e protagonismo feminino a um gênero ainda dominado por cenários estrangeiros.
Sobre a autora
Sofia Osório é escritora e jornalista cearense, especializada em literatura fantástica e criatividade. Com experiência em mediação de oficinas e clubes de leitura, atua na difusão do hábito de leitura e da escrita criativa entre jovens e adultos. Autora dos livros “Medos Rabiscados”, “Criativando Livremente” e “Artefatos Literários: trilhas de um Ceará fantástico”. “Celeste e a princesa Lazúli” é seu novo lançamento, voltado para adolescentes e jovens, de todas as idades, que buscam aventuras mágicas e emocionantes.

Serviço
● Título: Celeste e a princesa Lazúli
● Autora: Sofia Osório
● Lançamento do e-book: 17 de outubro de 2025
● Pré-venda da edição impressa: A partir de 27 de outubro de 2025
● Onde comprar: E-book estará disponível na Amazon, também no Kindle Unlimited. O link oficial estará disponível nas redes sociais da autora, a partir de 17 de outubro. A pré-venda da edição impressa estará disponível no site da autora, a partir de 27 de outubro.
- Evento de lançamento: A live de lançamento vai ocorrer no canal de Youtube da autora, em 18 de Outubro de 2025. O evento de lançamento presencial está previsto para Dezembro de 2025, em Fortaleza. Todas as datas e informações oficiais estão sendo anunciadas diretamente nas redes sociais da autora.
Comentários de quem já leu a obra
“Em “Celeste e a princesa Lazúli”, os contos de fadas encontram A História Sem Fim! Este livro irá agradar não apenas aos jovens leitores, mas também aos que, tendo passado pelos desafios da adolescência, reconhecem e celebram o poder transformador da imaginação”. – Ana Lúcia Merege, escritora de fantasia, bibliotecária e autora da Trilogia Athelgard e outras obras.
“Celeste e a Princesa Lazúli” é uma história encantadora, e só o fato de o portal se abrir em um parque em Fortaleza já é sensacional por si só. Mas não é apenas isso que encanta na história contada com tanta delicadeza pela Sofia. Cheia de personagens cativantes e de imagens bem pintadas pela escrita da autora, o mais maravilhoso dessa narrativa é ela ser sobre enfrentar certos monstros com coragem e a consciência de que eles sempre estarão lá, mas que não precisam ser tão gigantescos e assustadores como parecem”.
– P. G. Gava, escritora de fantasia, revisora e autora de Dança Eterna, entre outros contos fantásticos.
“Transitar entre dois mundos, estando em um mundo só. Duas garotas em dimensões diferentes, vivenciando um só enfrentamento em relação ao que se faz luz e sombra dentro de si e do outro. Em Celeste e a princesa Lazúli, a jornalista e escritora Sofia Osório tece o encantamento e o real numa sequência de possibilidades que só as boas mãos de quem conhece o ofício da escrita dão conta.
Nenhum personagem fica isolado da história. Aliás, das histórias. Não há ponta solta na construção do texto. O enredo vai gerando curiosidade e pertencimento de tal forma que a gente se sente transportado da mente das personagens para as dimensões em que vivem. E, para quem gosta de tentar adivinhar o final, neste livro vai sofrer um pouco. Só indo até o último parágrafo para saber”.
– Ana Márcia Diógenes, jornalista e escritora
Links