O artista visual Pedro Lacerda (foto) lança seu foto-livro-obra “Pérola”, que investiga processos de produção artística tendo a fotografia como campo de pesquisa
“Pérola” parte da atuação do autor como fotógrafo da cena noturna LGBTQIA+ de Brasília para refletir sobre procedimentos e metodologias de criação. Em diálogo com teóricos, artistas e relatos pessoais, o texto constrói uma trama de experiências que culminam em obras desenvolvidas em fotografia, vídeo e instalação. A publicação deriva da dissertação “pérola – poéticas em processos fotográficos”, desenvolvida por Lacerda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB, na linha de pesquisa Poéticas Transversais (2017-2019), sob orientação do Prof. Dr. Vicente Martinez Barrios, com bolsa CAPES.
Composto por textos e imagens que se atravessam na construção de sentido, “Pérola” aborda questões relacionadas ao tempo, ao espaço, à entropia e à obsolescência, a partir de procedimentos e práticas fotográficas como motor de pesquisa e produção artística.
Sobre a festa Pérola
Pérola é uma festa retrofuturista de música pop produzida por Daniel Spot, Gabriella Buzzi e Pedro Lacerda. O retrofuturismo é uma tendência que materializa a influência de representações do futuro produzidas antes de 1990. É caracterizada por uma mistura de estilos “retrô” com tecnologia futurística e incorpora duas tendências que podem ser resumidas como “o futuro visto a partir do passado” ou “o passado visto a partir do futuro”.
A jornada musical começa com synthpop e eletropop, dois estilos clássicos ligados ao retrofuturismo. Além deles, a pérola foca em summer eletrohits, dance music nostálgica composta de clássicos sonoros das pistas do início ao fim dos anos 2000. Criada em 2019, a festa conta com 7 edições realizadas em lugares variados da cidade, como o Espaço Galleria, Infinu, Mimo Bar, Mezanino da Torre de TV, entre outros.
Sobre o artista
Pedro Lacerda (1992) é artista visual, fotógrafo e pesquisador. Doutorando em Artes Visuais – Processos e Procedimentos Artísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UNESP, é mestre em Arte Contemporânea pela UnB (2019). Possui graduações em Artes Visuais pela UnB (2016) e Comunicação Social pelo UniCEUB (2014). Há mais de dez anos participa de exposições, grupos de pesquisas e cursos livres nas áreas de artes visuais e fotografia, entre eles Fotografia Avançada na escola MADPhoto em Madrid/ES (2015).
Entre 2018 e 2019 foi professor convidado no Espaço f/508 de Cultura em Brasília, recebeu menção honrosa pela participação na Bienal das Artes do SESC-DF e realizou sua primeira exposição individual. Em 2021 foi professor do Laboratório de Fotografia no espaço de arte A Pilastra (DF) e entre 2022 e 2024 foi artista representado pela Galeria Index (DF). Desde 2014 trabalha como fotógrafo e produtor na cena noturna de eventos LGBTQIA+ pelo coletivo de fotografia Shake it.
Em sua pesquisa prático-teórica explora questões relacionadas à fotografia e ao campo da imagem, desenvolvendo trabalhos que discutem assuntos como identidade, tempo e espaço. Produz em fotografia, vídeo e instalação, articulando ideias em torno de espaço expositivo, suportes e mídias. De Brasília, vive e trabalha em São Paulo.

Serviço:
Pérola
Foto-livro-obra
De Pedro Lacerda
















